Tudo é uma questão de equilíbrio.
- Categorias Blog, Pacientes graves e UTI
- Data 22 de fevereiro de 2019
- Comentários 0 comentário
Quando os principais eletrólitos do nosso corpo, tais como:sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, fosfato entre outros, não estão dentro das taxas fixas necessárias para que possam exercer normalmente suas funções, fala-se que o corpo esta em Desequilíbrio Hidroeletrolítico. Mas o que são eletrólitos? São sais que se tornam íons eletricamente carregados com cargas negativas ou positivas e que são responsáveis pela condução da eletricidade necessária para um bom desempenho de várias funções.
Os distúrbios hidroeletrolíticos ocorrem quando a pessoa perde grandes quantidades de líquidos e eletrólitos, como acontece por exemplo, no suor excessivo, na poliúria (excesso na quantidade de urina), nos vômitos e na diarreia. Os níveis exatos eletrólitos no corpo podem ser verificados por exames de sangue ou de urina.
Um desequilíbrio severo dos eletrólitos pode causar complicações neurológicas e cardíacas graves, se não diagnosticado e tratado, pode ser fatal.
Referências:
Martins, V.F. & Zucollato E. B. Equilíbrio Hidroeletrolítico - Anestesiologia. 5ª Ed. 2001. .
Ribeiro, P.C. Nutrição no Paciente Cirúrgico - Manual de Cirurgia do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo - Diagnóstico e Tratamento – 2002.