A Vitamina do Sol
- Categorias Blog, FISIOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR
- Data 8 de abril de 2019
- Comentários 0 comentário
A função da vitamina D é atuar no controle homeostático do cálcio e fósforo, esses minerais são essenciais para o bom funcionamento do tecido ósseo. Logo, para que ocorra crescimento ósseo, como acontece principalmente na infância, a vitamina D é fundamental. A deficiência dela pode levar o desenvolvimento de uma doença chamada raquitismo, que caracteriza-se pela presença de ossos frágeis. Além disso, a vitamina é um importante mediador do sistema imunológico, agindo nos processos de proliferação e diferenciação das células imunes, auxilia também no monitoramento da pressão arterial e nas atividades cardíacas.
E onde essa vitamina espetacular pode ser encontrada?
Por meio da dieta através do consumo de algumas plantas, fungos e alguns peixes como salmão e sardinha, mas é a partir da absorção da luz solar que realizamos a maior parte da síntese de vitamina D, cerca de 80 a 90%, não sendo por acaso a fama de “a vitamina do sol”.
Na nossa pele está localizado o 7-deidrocolesterol (7-DHC) que é o percursor biológico inativo da vitamina D, para que o 7-DHC sofra as transformações necessárias para sua ativação deve-se ocorrer a exposição da pele aos raios solares (raios UVB). Após a ativação do 7-DHC, o mesmo pode ser conduzido para o fígado e posteriormente para os rins, onde sofre modificações estruturais durante todo seu trajeto resultando no CALCITRIOL, nome da vitamina D ativa. Por isso, é crucial adquirirmos o hábito de nos expor ao sol uns 10 minutinhos todos os dias.
ATENÇÃO: Lembre-se que a exposição excessiva ao sol aumenta o risco de desenvolvimento de patologias, dentre elas o câncer, logo NUNCA exceda o tempo de exposição recomendado por seu médico.
REFERÊNCIAS
SCHUCH, N. J. Relação entre a concentração sérica da vitamina D, polimorfismos no gene VDR e síndrome metabólica em indivíduos adultos. 2011. 109f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo.
BIZZARO, G.; ANTICO, A.; FORTUNATO, A.; BIZZARO, N. Vitamin D and Autoimmune Diseases: Is Vitamin D Receptor (VDR) Polymorphsm the Culprit? Imaj, v. 19, n. july, p. 438–443, 2017. Disponível em: <https://www.ima.org.il/FilesUpload/IMAJ/0/247/123628.pdf>.